domingo, 18 de novembro de 2012

O vermelho e o preto, Stendhal


Stendhal, O Vermelho e o Preto, Lisboa, Círculo de Leitores, 1978.

Sinopse: O Vermelho e o Preto, de Stendhal, é, não apenas uma obra-prima da literatura francesa, mas também uma das mais belas obras de ficção das letras universais. Escrita em 1830, em plena época do Romantismo, nela se afirmam as grandes linhas do romance realista e psicológico que viria a ser o orgulho da última metade do século XIX.
Nesta obra, o autor analisa a sociedade francesa na época da Restauração dando conta das suas ambições e das contradições da emergente sociedade de classes. Julião Sorel, o personagem central do livro, representa o papel da juventude audaciosa e sem escrúpulos que então tomava conta da França.
Madame de Renal e Matilde de la Mole são as mulheres que Julião Sorel amará, mas sem nunca perder de vista que a motivação fundamental do seu carácter não é o amor, mas sim o triunfo, a audácia, a energia.
Precisamente porque neste romance a capacidade analítica de Stendhal se encontra com um tema em que a acção domina, O Vermelho e o Preto é, simultaneamente, uma das suas obras mais profundas como análise e mais vivas como acção. [Fonte]

Preço: **Artigo Indisponível**

Sem comentários:

Enviar um comentário

Refira sempre o título da obra que pretende encomendar.