sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A Guerra de África (1961-1974), vol. 1 e 2


José Freire Antunes, A Guerra de África 1961-1974, Volumes I e II, Lisboa, Círculo de Leitores.

Sinopse: Uma das obras obrigatórias da Guerra Colonial foi no entanto editada há 15 anos. Falamos de «A Guerra de África, 1961-1974», de José Freire Antunes, agora reeditada pelo Círculo de Leitores [refere-se, aqui e adiante, à reedição de 2010, em 4 volumes em vez dos 2 da 1.ª edição]. No total, quatro volumes com centenas de depoimentos de pessoas que viveram o conflito, dos mais variados quadrantes. Uma obra obrigatória para entender a nossa história recente.
 No preâmbulo ao livro, José Freire Antunes confessa que o objectivo principal de «A Guerra de África, 1961-1974» «foi dar a palavra, registar, enquadrar o percurso de dezenas de personalidades que tiveram uma acção relevante nas várias áreas, em Portugal e em África». Inclusive, os depoimentos de Pieter W. Botha, Ian Smith e Kenneth Kaunda, «que revelam facetas do quadro político da África Austral» até então desconhecidas por muitos.
 Nos quatro volumes Antunes admite no entanto que deu maior relevo «às versões e experiências dos militares, os protagonistas por excelência da guerra, os homens e as mulheres que nas selvas de África cumpriram o seu dever e arriscaram a sua vida». Mas também há dezenas de testemunhos de «ministros dos governos de Salazar e Caetano, dirigentes da oposição ao Estado Novo, chefes de grupos nacionalistas, (…) mulheres da sociedade civil e das Forças Armadas, dirigentes do Partido Comunista e outros grupos da esquerda, (…) deputados, jornalistas, deficientes de guerra, etc.». Tudo com o intuito «imprescindível» de «obter e congregar testemunhos fundamentais, sob o risco de se perderem para sempre». [Fonte]

Preço: **Artigo Indisponível**

Sem comentários:

Enviar um comentário

Refira sempre o título da obra que pretende encomendar.