Ramiro S. Osório - O lápis surdo sou eu
1ª ed., Sulfúria, 2018. 71pp.
Ilustrado pelo autor.
[novo]
Indisponível
"O Lápis Surdo sou eu" é um livro de Ramiro S. Osório que, apesar de ter sido premiado pela A.P.E. (Associação Portuguesa de Autores), continuava inédito em Portugal. No entanto, publicado no Brasil, foi seleccionado pelo Ministério da Educação e a editora vendeu 38.882 exemplares (exactamente), antes de destruir os 2.184 que restavam em stock. (Em Maio 2015).
Desde então, o escritor lutou continuamente até que enfim conseguiu ressuscitá-lo em Portugal, onde vai finalmente ser lançada a versão integral dos 16 contos, com desenhos do autor e chancela da Sulfúria Edições.
Ramiro S. Osório nasceu em Lisboa, em 1939.
Exilou-se durante 22 anos em Paris onde estudou: semiologia com Roland Barthes, no Collège de France; cinema com Jean Rouch, no Musée de l’Homme; arquitectura, nos Beaux-Arts: Diploma de Architecte D.P.L.G.
Foi publicado por Pedro Tamen, na Moraes: ramirosório superstrass / superstress; por Vítor Silva Tavares, na & etc: As 21 noites e os 12 valiums e ramirosório superstrass (99), por Vasco Graça Moura, na Imprensa Nacional: Xarope Ficção / Embarque Imediato.
Outros títulos publicados: A história do abc (Ed. Plátano); Os contos do lápis surdo (Moraes Ed.); A Lua Prometida (Ed. Afrontamento); Todos os contos do Lápis Surdo (São Paulo, Brasil); o resto é silêncio & peanuts (Ed. Oficina do Cego); amor cinza perfeito (com Edel Atemkristall, Ed. Edicarte), e dois livros colectivos: Les maux par les mots (Mercure de France, Paris) e E a minha festa de homenagem? – Ensaios para Alexandre O’Neill (Ed. Tinta da China).
Foi convidado por Herberto Helder para a revista nova e por Geoges Perec para a revista Le Fou Parle (Paris).
Textos teatrais representados pelo Grupo Teatral da Universidade Técnica, em Lisboa e em Grenoble (Rencontres du Jeune Théâtre Européen).
Premiado duas vezes pela Associação Portuguesa de Escritores e pela Secretaria de Estado da Cultura. Várias vezes distinguido pelo Ministério da Cultura e, também, pelo Instituto do Livro, pelo Ministério da Educação brasileiro, pela Asociación Literaria de Noveles Españoles e pela companhia de teatro Forced Entertainment.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Refira sempre o título da obra que pretende encomendar.