Daphne du Maurier - O outro eu. Livros do Brasil, Colecção Dois Mundos.
Dois homens, um inglês e o outro francês, conhecem-se, por acaso, num restaurante de uma estação de comboio. A sua semelhança física é inquietante e passam as horas seguintes a conversar e a beber -até que John, o inglês, se embebeda. Será o seu último momento de descanso, pois quando acorda o seu amigo francês trocou com ele a sua identidade e desapareceu. Assim, John assume a vida do francês e é confrontado com uma série de papéis confusos - como dono de um château e director de um negócio à beira da falência.
Erico Veríssimo - Caminhos Cruzados. Livros do Brasil.
Sinopse: Influenciado pela técnica de intrigas entrelaçadas e pela ausência de personagem principal da ficção de Aldous Huxley, Erico Verissimo escreveu Caminhos cruzados, tendo como cenário uma Porto Alegre onde já se confrontavam modernização e miséria, luxo e desencanto.
Sem narrar acontecimentos de vulto, o autor expõe o nervo da fragilidade humana. Sua capacidade de fabulação ainda hoje provoca impacto e lança um apelo à sensibilidade.
Carlo Coccioli - A Cidade e o Sangue. 1.ª ed., Ulisseia, 1955. Tradução e prefácio de Tomás Ribas. Capa de Querubim Lapa, ilustrações de Otelo Azinhais.